sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Não regulam bem...

Nos últimos tempos a actividade de regulador tem estado em foco, quase sempre, pelas piores razões. Embora muitos, agora, a entendam como essencial e exijam cada vez mais regulação para tudo e mais alguma coisa, não creio que esse seja o caminho. Quando as coisas dão para o torto, ou correm mal o que é quase o mesmo, é aos tribunais que compete fazer com que os prevaricadores paguem pelos seus actos, enquanto quem cumpre vai continuando a fazer a sua vidinha sem necessidade que venham uns quantos figurões, de uma alta autoridade qualquer, armar-se em reguladores.

Aplicado a tudo o que envolva comunicação, seja qual for o meio, o conceito de regulação será sempre confundido com censura ou, no mínimo, como algo condicionador da liberdade de opinião. Incluo aqui os blogues. As regras são impostas pelas empresas que disponibilizam as plataformas de alojamento, com as quais se concorda ou não e não concordando procura-se outro serviço, e os conteúdos aqueles que os seus autores entenderem como mais apropriados ao fins que procuram atingir com a sua criação. Matérias como inclusão de propaganda política, publicidade ou qualquer outro tipo de mensagens terão de, forçosamente, ficar ao critério de cada autor desde que respeite os termos de utilização do serviço de alojamento.

Tentar regular a blogosfera é contra a essência do que são os blogues e dar o primeiro passo para o seu fim. E, se calhar, para o fim de outras coisas que hoje damos por garantidas.

3 comentários:

  1. vim conhecer-te porque amei o teu nome ahahahaha
    nao pude ler na íntegra o teu post, espereitei o teu blog, mas vou adicionar-te e voltarei com tempo.

    (nada nem ninguém regula bem neste mundo)

    ResponderEliminar
  2. definitivamente, agr que tive tempo, tens em mim uma visitadoira regular, gosto do teu vlogui

    ResponderEliminar
  3. Bom dia "compadre".
    Já há dias tinha falado em www.avisense.blogspot.com sobre a liberdade dos blogues e que eles efectivamente valem enquanto se verificar essa liberdade. Agora vem o "compadre" falar do memso.
    Esperemos que haja bom senso ( ainda há disso?).
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar