domingo, 21 de dezembro de 2008

Contas às compras

Devo ser dos poucos habitantes desta zona do país que não vê grande vantagem em ir fazer compras ao outro lado da fronteira. Principalmente se o objectivo único da passeata for, exclusivamente, adquirir bens de consumo corrente. Acho até que as romarias semanais ao Carrefour atestar o depósito e a despensa apenas se justificam, no primeiro caso, se a deslocação não for superior a escassas dezenas de quilómetros ou a viatura a abastecer tiver um depósito com capacidade fora do comum.

Já quanto à despensa nem é bom falar. À excepção de um ou outro produto, ou uma ou outra promoção, nem com o iva significativamente mais baixo se justifica uma deslocação, no caso de Estremoz, de sessenta quilómetros para cada lado. A esmagadora maioria dos produtos à venda, de marca igual ou até mesmo de marca branca, são quase sempre mais caros do que em qualquer superfície comercial da cidade.

A pretexto de assistir a mais uma prova de natação da minha mais nova debandei até Badajoz e, de caminho, como bom tuga, aproveitei para atestar o Clio. O preço da gasolina está em Espanha nos 0.849. O que, comparativamente aos 1.049 do Intermarché cá do burgo, representa uma bela poupança de vinte cêntimos por litro. Feitas as contas à quantidade do precioso líquido que coube no depósito, conclui que poupei oito euros. Importância com a qual compraria em Portugal sete litros e sessenta e dois centilitros do mesmo combustível. Nada mau, portanto.

Quando regressei a casa, por curiosidade, verifiquei o consumo da viatura. Gastou na viagem de ida e volta, mais as curvas dentro da cidade até encontrar a piscina, sete litros e sessenta…

Sem comentários:

Enviar um comentário