terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A propósito de certas "noticias"...

Acho verdadeiramente espantosa a credibilidade e a importância que alguns atribuem ao que é escrito nos blogues. A afirmação mais disparatada, o comentário mais idiota ou a hipótese mais absurda transformam-se, para certas pessoas, na verdade mais absoluta apenas porque algum blogger num momento de delirante inspiração, ou apenas com vontade de lançar a confusão, se lembra de inventar um qualquer facto ou relatar um acontecimento que nunca teve lugar.

A convicção com que garantem a veracidade daquilo que leram revela uma ingenuidade enternecedora. “Está no blogue do A…” ou do “B…”, acrescento eu para não haver mal-entendidos, reforçam sempre que o interlocutor ousa duvidar daquilo que lhe está a ser transmitido, como se isso constituísse um selo de garantia à prova de qualquer aldrabice.

Um blogue é apenas uma página pessoal, ao jeito de um diário onde o autor vai partilhando com quem o lê o seu estado de espírito, a sua opinião sobre o que entender opinar e vai, em suma, dissertando sobre o que lhe dá na realíssima gana. Algo, portanto, muito diferente de uma fonte noticiosa. Para difundir informação existem os meios de comunicação social e desses sim, espera-se que sejam rigorosos e que nos transmitam aquilo que vai acontecendo à nossa volta.

3 comentários:

  1. Há quem se confunda assim tanto??
    Um blog é um blog, há que separar as águas!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! Infelizmente as pessoas estão cada vez mais habituadas a não questionar as coisas que lêem, tanto nos blogues, como nos Media tradicionais...

    ResponderEliminar