segunda-feira, 16 de março de 2009

Ele é que é o Presidente da Junta

Se há políticos que tudo fazem para se perpetuar no poder, outros parecem fortemente empenhados em não ser reeleitos para os cargos que actualmente ocupam. O Presidente de uma Junta de freguesia do concelho de Barcelos aparenta pertencer a este último grupo. O homem surgiu hoje nos telejornais a demonstrar a sua indignação pelo tratamento, alegadamente discriminatório, de que estarão a ser vitimas uns quantos alunos de etnia cigana a quem uma escola daquele concelho reservou, no âmbito de um projecto educativo local, um espaço próprio e uma turma constituída apenas por alunos daquela etnia. Coisa que, como é bom de ver indignou o autarca, o Sos Racismo, o Bloco de Esquerda e mais uns quantos que não têm filhos em idade escolar ou dispõem de dinheiro suficiente para os pôr a estudar em estabelecimentos de ensino particular.
Embora desconheça completamente os motivos que levaram os responsáveis pelo agrupamento de escolas lá do sítio a optar por esta solução, acredito que não o tenham feito de ânimo leve e que a mesma obedecerá a critérios pedagógicos devidamente fundamentados. Pelo menos bastante mais fundamentados que alguns argumentos que vão sendo grunhidos, do alto da sua superioridade moral e intelectual, por pessoas que acham que um matulão de dezasseis ou dezoito anos deve partilhar a mesma carteira (e às vezes até partilha…) que uma criança de nove ou dez anos.
Estranhamente essa malta não manifesta a mesma indignação pelo regime de escravatura a que são submetidas as mulheres ciganas. É algo que não os incomoda. Mesmo o facto de uma menina de onze ou doze anos deixar de frequentar a escola, casar aos catorze, ter filhos aos quinze e, caso fique viúva, ficar privada de fazer as coisas mais banais não constitui, para esses projectos de intelectual mal acabados, qualquer problema. É cultura, dizem eles, e há que respeitá-la. Sintomático, digo eu, quanto aos sentimentos e ao crédito de que essa intelectualidade é merecedora.

3 comentários:

  1. em portugal a galera reclama de barriga cheia - a brasileirada diz que ai é um paraiso, vao enchem o cu de dinheiro e voltam para o brasil e cheiram tudo...varios amigos meus estao neste ciclo.Racismo tem é aqui mas tudo é mascarado.

    ResponderEliminar
  2. diariamente temos exemplos ta ignorância do nosso povo, e é mesmo diariamente... este país envergonha-me, não pela noticia que foi apresentada, mas porque quem a recebeu, ou seja a maioria, não a recebeu de forma como tu a recebeste... somos poucos a pensar pela nossa própria cabeça, somos ainda muito poucos..

    ResponderEliminar