sexta-feira, 20 de março de 2009

Públicas virtudes

Sabe-se como os cidadãos de uma etnia minoritária com forte implantação em Portugal – e também por cá - são, por norma, pessoas cordatas, educadas, respeitadoras e que, principalmente em grupo, se comportam de maneira invulgarmente pacífica. É igualmente conhecida a sua apetência para o trabalho, principalmente o que envolve qualquer tipo de esforço físico, bem como é manifesta a relutância em aceitar ajuda de carácter social ou financeiro, venha ela da parte do Estado ou de qualquer outra entidade. Recorde-se ainda a notável colaboração e voluntarismo que demonstram com as mais diversas autoridades, fazendo mesmo ponto de honra do exemplar cumprimento da lei. São, igualmente, cumpridores quando toca a pagar impostos e, ao que se saiba, não haverá muitos nas listas de devedores ao fisco divulgadas pela Administração Fiscal.
Também na escola são verdadeiros exemplos de sucesso e de empenho nas actividades lectivas. Ao contrário da maioria dos encarregados de educação que, como se sabe, nunca põe os pés na escola dos filhos, os pais e restantes familiares dos alunos desta etnia interessam-se sobremaneira pela evolução escolar dos seus educandos. A atestá-lo estão as frequentes deslocações a estabelecimentos de ensino, conforme de vez em quando a comunicação social vai relatando, para estabelecer contacto com os professores, pessoal auxiliar e até mesmo com coleguinhas dos seus meninos. É, de facto, bonito. E comovente, também.
São igualmente meigos. Tratam todos com carinho e são incapazes de um gesto mais violento ou agressivo seja para quem for. E esta é outra faceta que não está devidamente divulgada. Injustamente, diga-se. Exemplo disso serão as carícias com que, um destes dias, a mãe de um aluno terá presenteado, numa escola não muito distante, a professora do seu filho. É a não divulgação pública destas coisas que faz com que, por vezes, alguns energúmenos pensem coisas erradas acerca deles. Daqueles em quem estão a pensar. Sejam eles quem forem.

2 comentários: