segunda-feira, 2 de março de 2009

Urbanismo de trazer pelo passeio.

Um arquitecto, ou qualquer outro técnico da área do urbanismo, encontrará facilmente meia dúzia de boas razões para justificar a ocupação do espaço público por este tipo de construção. Acredito que todas plausíveis e que me reduziriam à verdadeira dimensão de ignorante, no que à arte de bem planear e melhor construir diz respeito. Ainda assim não ficaria convencido. Considero um abuso, um aproveitamento descarado do espaço que é de todos em benefício de alguns e, mesmo que existam argumentos que demonstrem o contrário, continuarei a não gostar. Só porque não, se não houver mais motivo nenhum.

3 comentários:

  1. Debaixo dessas varandas cabem 2 ou 3 sem abrigos...

    ResponderEliminar
  2. uma varanda são mais uns metros quadrados. parece mais um abuso do construtor que pagou ao fiscal para fechar os olhos e assim aumentou um quarto para uma área melhor. eles sim são uns verdadeiros visionários, muito mais do que os arquitectos que têm de aguentar cada uma...

    ResponderEliminar
  3. Não te preocupes. Não há princípio urbanístico decente que fundamente os interesses instalados da especulação imobiliária com a habitual passividade e conivência das autarquias.

    ResponderEliminar