terça-feira, 26 de maio de 2009

O dever acima de tudo

Foi recentemente divulgada a lista, actualizada ao final do mês de Abril, do prazo médio de pagamento dos municípios portugueses. A liderar o ranking surge o município açoriano de Vila Franca do Campo, onde as dividas são pagas a um espantoso prazo de oitocentos e setenta e oito dias!
Relativamente às autarquias alentejanas, em particular as do distrito de Évora, temos o Alandroal num desonroso oitavo lugar, com um prazo médio de pagamento das facturas de quatrocentos e sessenta e três dias. Nada menos que um ano e três meses! No top cinquenta dos maus pagadores constam ainda os municípios de Montemor-o-Novo, Évora e Borba, onde o tempo de espera por parte dos fornecedores é de trezentos e dez, duzentos e cinquenta e sete e duzentos e cinquenta e cinco dias, respectivamente.
No pólo oposto, o dos bons pagadores, está o Município de São Roque do Pique que paga no prazo de dois dias. Entre os que sabem honrar atempadamente os seus compromissos encontram-se também as Câmaras de Arraiolos, onde o prazo de pagamento é de trinta e um dias, e a de Portel onde ao fim de cinco dias as facturas são pagas.
Lamentavelmente estas coisas pouco dizem aos portugueses que, por norma, não valorizam quem tem preocupações com o equilíbrio financeiro das instituições. Nem destas nem de outras. O que, num país de caloteiros e de gente pouco dada ao rigor das boas contas, não constitui grande novidade.

3 comentários:

  1. Num país onde alguns ordenados, são pagos às tranches, é normal que o comum dos portuguses, não veja grande problema com o limite de pagamento das autarquias, é assunto que não lhes interessa, pois não recebem nada.

    ResponderEliminar
  2. então e estremoz? como vamos nós?

    ResponderEliminar
  3. Estremoz está sensivelmente a meio da tabela com um prazo médio de pagamento de 131 dias, como pode ser visto em http://www.dgaa.pt/pdf/Prazo_medio/Lista_PMP_por_Municipio.pdf

    ResponderEliminar