sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Mais do mesmo

Foi finalmente divulgado o tão aguardado programa eleitoral do PSD. Ficámos assim a saber quais são as grandes linhas orientadoras de um eventual governo chefiado por Manuela Ferreira ou, pelo menos, aquilo que é possível divulgar antes das eleições. O que, como sabemos de outros actos eleitorais, não quer necessariamente dizer que seja o que vai fazer caso chegue ao poder.
Da análise do dito programa é possível constatar, logo numa primeira leitura, aparentes contradições. Isto para ser simpático, claro. Garantem os sociais-democratas que pretendem acabar com o facilitismo no ensino. Parece-me bem. Não estou no entanto a ver como é que vão conciliar isso com a intenção de, expressa poucas páginas depois, aumentar a percentagem da população portuguesa com ensino secundário e universitário…Será que vem aí as Novas Oportunidades 2.0?!
Muitas – bom, muitas é uma força de expressão que o programa é curtinho - são as propostas que envolvem aumento da despesa ou implicam redução da receita do Estado. Quase todas destinadas às empresas e aos empresários que, como se sabe é tudo gente séria ou honesta - mas raramente ambas as coisas – com ampla experiência em malbaratar os muitos incentivos que já lhes foram atribuídos ou em “investi-los” em proveito próprio, como é público e notório. Neste cenário não se afigura nada difícil calcular a quem vai sair a fava no próximo orçamento…

3 comentários:

  1. Chéeeeeee
    - Ao Zé_povinho?
    - Aos sustentadores da Pária?
    - Aos reais trabalhadores do ex reino?
    - A nós?
    Mãeeeeeeeee!
    Tirem-me daqui!
    Mas tenho alguma fé num provavel governo da/do Manuel(a) Ferr[o](eira)=[iron woman] Leite [o 2º sustento da pátria]
    Ao menos não vamos ter um 2º aeroporto, nem 1 TGV (mal amanhado)...
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. Pois não! Vamos ter para aí uns 3 aeroportos, 4 linhas de TGV, 5 travessias sobre o Tejo e mais 15 sobre o vosso Guadiana!!

    Abç

    ResponderEliminar