terça-feira, 15 de setembro de 2009

Asfixia democrática

A expressão "asfixia democrática" entrou recentemente no léxico nacional e - de forma injusta quanto a mim - está a ser associada a atitudes consideradas mais ou menos cobardes de quem, detendo algum poder sobre outrem ou alguma coisa, o utiliza para pressionar e intimidar com o intuído de daí tirar proveito pessoal - a maioria dos casos - ou para a causa que professa. O que no fundo é praticamente o mesmo.
Não posso estar mais em desacordo com este conceito. Acho até uma injustiça admitir que quem o faz se trate de um cobarde. Considero mesmo que a actividade de pressionar, intimidar e ocupações correlativas não está suficientemente valorizada e, em meu entender, constitui um verdadeiro acto de coragem. Já alguém pensou na dose de valentia que é necessário reunir numa só pessoa – que apesar de deter algum tipo de poder até pode ser um lingrinhas – para chegar junto de outro, suponhamos um calmeirão, e dizer-lhe de forma determinada e ameaçadora que não deve dizer ou escrever isto ou aquilo sob pena de ter umas quantas chatices?! Convenhamos que não é coisa para qualquer um.
Sabe-se que a generalidade das pessoas, excepto talvez meia-dúzia, não gosta de ser pressionado nem intimidado e a esmagadora maioria não aprecia a ideia, mesmo que vaga, de uma eventual asfixia. É até coisa para reagir mal. Principalmente se for um matulão e o candidato a asfixiante não passar de um reles magricela.
Por estas e por outras tenho alguma dificuldade em acreditar no muito do que por aí se publica, nos mais variados meios de comunicação, acerca de pressões asfixiantes. Seja onde for ou venham elas de onde vieram. Ou então somos um país de cobardes. A haver tantos “pressionadores” porque é que ainda não há notícia de algum já ter sido pendurado ou, no mínimo, ter levado um murro nos cornos?!

3 comentários:

  1. Asfixiados andamos nós, a classe trabalhadora (escravos), que sustenta esta pirâmide de chulos.
    Estou asfixiada economicamente (gastei um dinheirão em livros e material escolar) tou a ver a banda passar e o ordenado sempre igual, sem aumentos nem reconhecimentos...
    Esta é que é a minha "asfixia" económica!
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. e a minha ... os livros carissimos com dois filhos isto ta dificil, pagar casa e carro velho eu não consigo perceber como há tanto carro novo na estrada.. não entendo o dinheiro que eu ganho é paraticamente para comer pagar a luz e a casa comprara roupa é em meses de subsidios e lá se vão as férias, será que sou eu que não consigo governar a minha casa??

    ResponderEliminar
  3. Visita o blog http://toiropreto.blogspot.com/

    FotoReportagem: é neste estado que se encontra a praça de Estremoz !!

    -Noticias
    -Cronicas
    -Reportagens
    -etc.
    -tudo sobre a festa brava

    contacto:
    http://toiropreto.hi5.com / toiropreto@hotmail.com

    ResponderEliminar