sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A pronuncia do norte

A necessidade das pessoas do norte, muito em especial da região do grande Porto, pronunciarem, ou berrarem estridentemente talvez seja mais adequado, em cada frase pelo menos um palavrão, ou até mesmo mais, é coisa que não constituindo para mim nenhuma novidade não deixa de, apesar disso, me continuar a chocar e em algumas circunstâncias a incomodar.
Uma extremosa mãe de família terá mesmo necessidade de guinchar para os seus rebentos um sonoro "Bamos à iágua, car...."?! Ou no regresso à toalha soltar um sonoro "Fouda-se, car…, tava mesmo boa, não tava, car..."??!?!
Noutros tempos eu costumava resmungar que não se fala com a boca cheia, mas muitos olhares de soslaio e esgares de espanto depois, deixei-me disso. Receio que o sentido de humor deles não vá mais longe que as piadas do Fernando Rocha.

4 comentários:

  1. No norte há muitas coisas boas mas de certeza que uma delas não a educação das pessoas. A pronuncia ou a forma como falam está erradissima. Nem sequer aceito que seja um reionalismo. É pura e simplemente burrice

    ResponderEliminar
  2. Sei que não tem muito a ver com este caso, mas ainda assim gostaria de dar destaque a uma noticia que li hoje nos "Brados". O autor é Jorge M Pereira, e está na pag. 7 com o titulo "Detidos por posse de Cocaína":
    De acordo com a noticia, foram necessários 12 POLICIAS, para deter 1 individuo. Tudo bem, os policias lá fizeram o seu trabalho, mas de facto esta noticia contraria aqueles que dizem que em Portugal há poucos policias. Agora digo eu: Para quê mais policias? quanto a mim, são suficientes. Não têm é qualquer poder. Quando o traficante foi preso, logo o Delegado do Ministério Público se encarregou do libertar, sabendo que no momento a seguir esse mesmo traficante voltou a seu "trabalhinho". Pena é que a "coca" não vá ser vendida aos filhos do individuo do MP, ou aos filhos Juízes ou dos políticos que aprovam estas leis. Talvez assim, não fosse necessária mais Policia na rua como por aí se reclama.
    Manuel Costa

    ResponderEliminar
  3. A nível de pronuncias cada um com a sua!
    Até porque, a da minha santa terrinha, que muitas vezes (99,9%) é confundida com a dos Açores (= São Miguel), é linda e dependendo das zonas fala-se muito melhor que em certas zonas do nosso país...
    Agora falar este "português barato"? É muito raro escutar assim nas ruas, praias etc.
    Viva a pronuncia do Norte, do Centro, do Sul e Ilhas!
    MFCC

    ResponderEliminar
  4. É...mas também os há polidinhos e hipocritamente correctos que deixam muito a desejar à educação.
    A pior falta de educação é a mesquinhez humana no seu todo!
    Penso que perceberá o que pretendo dizer!
    Portanto um valente foda-se ou fuoda-se, como preferir!


    http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=foda-se

    :)

    ResponderEliminar