segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Estacionamento tuga

Apesar de uma ou outra voz dissonante, acredito que a generalidade dos estremocenses, e seguramente a maioria dos que nos visitam, consideram uma inequívoca vantagem para a cidade a possibilidade de estacionar no Rossio Marquês de Pombal. Por mais “desenhos” que me façam ou me digam que em Barcelona, Praga ou Milão é que é bom, por não se poder estacionar no centro da cidade, não me convencem do contrário. Até porque dar essas cidades como exemplo relativamente a Estremoz é, mais do que parvoíce, perfeitamente ridículo.
Não significa isto que aprecie a maneira como por cá utilizamos o automóvel. Antes pelo contrário. Defendo, desde há muito, que o trânsito e principalmente o estacionamento nas artérias circundantes do Rossio devia ser severamente condicionado. Como em imensas ocasiões escrevi aqui no KK não se justifica que numa pequena cidade como a nossa, onde estamos sempre perto do lugar para onde nos pretendemos dirigir, se utilize o carro de forma completamente irracional.
Mesmo apesar de o homem me ter autuado em circunstâncias absolutamente surreais, exemplos como o que a foto demonstra fazem-me sentir saudades do “Sandokan”. Para aqueles que não sabem, ou já não se lembram, era um chefe da Policia com um comportamento bastante sui generis. Chamemos-lhe, simpaticamente, assim. Não acredito que os condutores dos cinco veículos estacionados à esquerda, em cima do passeio, não pudessem ter deixado o carrinho no Rossio para ir comprar pão. Afinal não serão mais do que cinquenta metros. Bastante menos do que, provavelmente, alguns deles percorrem ao final do dia quando caminham sem destino pelas ruas da cidade para, alegadamente, manter a forma.

2 comentários:

  1. É uma perguicite...
    É que andar faz bem!
    Mas, logo de manhã ir a pé buscar o pão, o alimento que é afinal a base da nossa alimentação, é 1 bocado lixadinho!

    Estacionamentos assim há aos montes por todo o país e também pela Europa, não vão julgar alguns que as referidas cidades são exmeplos a seguir...
    Bem, para os que gostam, no verão nessas mesmas cidades, com 1 calor infernal faça a caminhada pelas mesmas e aprecie a paisagem...
    Porque eu só quando o sol se pôe é que me atrevo a sair...

    Os sianis de transito:
    - 1 manda estacionar
    - outro mais á frente proibe
    - mais á frente é sentido proibido.
    Assim sendo não se está a infringir muito, pois a faixa do meio está livre...
    MFCC

    ResponderEliminar
  2. Já há muitos anos que não vou a Estremoz, cidade maravilhosa que visitava sempre que ia em serviço a Évora porque faziamos o percurso por aí.

    Tens razão no que dizes: no que toca a comparações é a mesma raiva que sinto quando os políticos e as cabecinhas pensadores arrematam sempre: lá fora...mas é o mesmo ali e acolá...quero lá saber dos outros, quero é saber o que se faz por cá para melhorar, ou será piorar.

    Hoje usa-se e abusa-se do automóvel e bem feita todos os que são multados "surrealmente ou não" pelas mais diversas infracções, porque bem à moda portuguesa...pode ser que escape. Sandokan se existisse há muito que tinha mudado o seu comportamento:)

    ResponderEliminar