sábado, 27 de fevereiro de 2010

Exemplar

O amigo Simão Serafim afirmou alto e bom som em certa ocasião, perante uma enorme plateia que não me deixa mentir, que os bons exemplos devem vir de cima. Sócrates, o engenheiro, proclamou por estes dias uma outra verdade vagamente relacionada com a anterior. Garante o primeiro-ministro que o país se deve inspirar nos bons exemplos.
Certamente não será abusivo da minha parte proclamar que o país se deve inspirar nos bons exemplos e que estes devem vir de cima. Ou, se preferirem, que os bons exemplos devem vir de cima e que o país se deve inspirar neles. É, contudo, absolutamente indiferente. Pelo topo os bons exemplos não abundam. A começar pelo primeiro que, perdoar-me-ão os apaniguados, não constitui grande exemplo para ninguém. Embora, estranhamente, ainda haja por aí muito boa gente – boa é uma maneira de dizer, porque alguma é mesmo ruinzinha – que insiste em imitar o “chefe”.
Por outro lado é o próprio líder que não faz uso adequado da máxima que evocou. Ou então, para além de não ser um bom exemplo, não está devidamente inspirado. O que é pena. Se há coisa que nós não precisamos é um primeiro-ministro desinspirado. Não nos transmite inspiração.

2 comentários:

  1. Muito bem observado o que é triste mas se olharmos para o passado recente tenho dificuldade em nomear um primeiro como um "bom exemplo"!

    Mas o povo vota e lamento que muitos ainda não saibam o "valor real de um voto", julgam que os ricos têm mais poder, mas são os pobres e remediados que fazem a maioria porque nas urnas não há status, sexo e raça.

    Acredito que tudo irá mudar!:)

    ResponderEliminar
  2. Se os bons exemplos vêem de cima, o nosso 1º que se inspire nas politicas e economias dos seus "colegas" do Norte, nomeadamente da Escandinavia.
    Isto é que era porreiro pá!
    Ia logo ver os gastos diminuirem na "manutençãqo" de "gajas" e "gajos" fora do país e ainda os respectivos motoristas de secretátios e diretores etc.
    Isto é que era governar pá!
    MFCC

    ResponderEliminar