sábado, 6 de fevereiro de 2010

Trânsito

Apesar de considerar que fazemos um péssimo uso do automóvel e que, alheios a todo o tipo de custos que isso acarreta, não prescindimos dele mesmo nas situações mais injustificáveis, não partilho da opinião que alguns pretendem fazer passar que esse – e outros – maus hábitos constituem a principal causa dos congestionamentos, quase permanentes, nos cruzamentos junto ao centro de saúde.
Parece-me óbvio que tal situação tem como causa maior a inexistência da variante do IP2. É o preço que todos pagamos para preservar o sossego de uns quantos urbano-deprimidos, mais preocupados com outros interesses que não os da comunidade local que vê, diariamente, a sua segurança colocada em causa. Esta será, muito provavelmente, uma obra que não verá a luz do dia pelos tempos mais próximos ou, a ser feita, terá outro traçado que não resolverá absolutamente nada naquela zona.
O problema não se esgota, no entanto, apenas no adiamento ad eternum da construção da variante. A ausência de uma ligação desde a rotunda do Modelo até ao Parque de Feiras e daí para a Nacional 4, bem como o deficiente traçado do arruamento a poente do centro de saúde, que devia – em minha opinião – ligar à rotunda junto ao Centro de Emprego, constituem dois motivos para o estrangulamento do trânsito junto às escolas. No primeiro caso porque desviaria o trânsito que não se destina à cidade e, no segundo, porque eliminaria o cruzamento actualmente existente.
Mas, enquanto tudo isso não se resolve, a proibição de virar à esquerda em todos os cruzamentos situados no espaço entre as duas rotundas não dava uma ajudinha?

2 comentários:

  1. Esses urbano deprimidos de quem fala investiram vários milhares em Estremoz no final do ano passado.
    Quer dizer, não foi bem em Estremoz, mas influenciaram determinantemente o futuro próximo de Estremoz.
    Quem tem "bago" manda na vida de todos os outros que os rodeia, é a vidinha que temos...

    ResponderEliminar
  2. Estudem melhor as variantes de transito de modo a melhorar ou facilitar a vida á todos.
    MFCC

    ResponderEliminar