quarta-feira, 21 de abril de 2010

A minha quinta

Se forem verdadeiras as conversas que por aí se vão ouvindo, os portugueses voltaram a interessar-se pela agricultura. Estão de novo a tratar a terra, a semear, a colher e, em suma, a dedicarem-se a um tipo de vida mais saudável. Fazem bem. Por mim, devo confessar, não sou apreciador. Nada que envolva a utilização de ferramentas agrícolas me entusiasma e encaro com desagrado qualquer actividade relacionada com o mundo da lavoura.
Felizmente a minha quinta não o chega a ser. É apenas um quintal. Dos pequenos. Digamos que mais ou menos à medida da aversão que nutro pelas labutas rurais. Não dá, ao contrário da maioria dos novos lavradores, para comprar maquinaria pesada, manter animais ou para fazer sementeiras que resultem em fabulosas colheitas. Nada disso. Como partilho com os meus leitores, a coisa não vai além de uns miseráveis espinafres, coentros que hesitam em brotar da terra, salsa raquítica, duas couves manhosas e nabiças que prometem constituir a excepção neste panorama de pré-calamidade que parece vir a tornar-se a presente época agrícola. 
A fauna residente é constituída essencialmente por uns quantos pássaros, pardais e outros de marca desconhecida, e lesmas. Muitas lesmas. Deixo mesmo um apelo aos que têm a paciência de me ler para me enviarem sugestões – que não incluam produtos químicos - que conduzam ao extermínio de tão irritante praga.
Há, também, uma gata. Que, por sinal, até é da vizinha. Bonita. A gata, claro, porque a vizinha… 


5 comentários:

  1. Fizeste-me rir à gargalhada e obrigado por este momento tão bom.

    Pois é, tu tens quintal e eu é no quintal da minha filha mais velha: 3 corações de boi já enormes, 4 alfaces mais p'ra lá do que para cá, hortelã nhaaanc e só consegui tirar 10 batatas e 10 cenouras que de tão raquiticas que eram só deu para uma panela de sopa:)

    Gosto muito de mexer na terra, mas impensável nas "grandes culturas" porque mataria tudo:)

    Para as lesmas,caracóis, lagarta da couve que também comem a salsa e nem as vês e os famosos pulgões (que atacam até as flores), é aproveitares a cinza da lareira (os meus foram guardando num balde) e deitares por cima de tudo e não apenas no chão e à volta. Volta e meia lá mando uma "colher de poeirada" e chego a esfregar nas folhas maiores.

    Se não tiveres lareira pede a quem tenha:) porque além de eliminar os bicharocos é dos melhores adubos:)

    Eu que nasci em Angola, onde as formigas são bem maiores, nunca vi tantas e tantas, como no quintal bem pequeninas mas são excursões de centenas... que...deus me livre! Como as afugento? Detergente de loiça, água e vinagre e vou aos buracos dos carreiros e zás...em segundo desaparecem. Mas dias depois lá andam elas a gozarem comigo:)

    A tua pá ainda tem pega, a minha nem isso, mas a cavalo dado não se olha o dente:)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Existem vários pratos chineses que incluem lesmas... é uma hipótese.

    ResponderEliminar
  3. Para as lesmas, sal. As bichas detestam e fogem, a sete pés se os tivessem. Só há que ter cuidado para não o colocar junto às plantas porque este se entranha na terra com a água e mata tudo.

    A bichana é linda, de facto. Tenho duas, uma parecida com essa e outra da cor da cinza da lareira que tanto precisa. Mas acho que o pêlo da minha não faz o mesmo, apesar da cor.

    :))

    ResponderEliminar
  4. Beeem! as suas fotos nao o deixam jurar falso, parece que realmente o que se aproveita é a gatinha...
    Quanto à vizinha, ainda bem que assina sob pseudonimo, senao a sra ficava com o ego parecido com as suas lesmas. :)
    Conselhos de "ingricula" nao dou pq infelizmente (ou não!), pouco percebo do tema, alem de que com mosaicos à volta da casa, escuso de me esfalfar, umas florzitas numas jarras e...
    Continuação de bom humor!...

    ResponderEliminar
  5. Não sei se é 1 regresso à a agricultura, mas já a uns tempos que ando a fazer a minha agricultura, que consta de: alfaces, tomates, couves, bróculos, ervas aromáticas e algumas árvores de fruto.
    Achei nesta minha actividade um forma de abrir a mente e relaxar, apesar do esforço (porque estar agachada da cabo das minhas costinhas).
    Também andei numa luta titânica contra lesmas e caracóis, matei-as espesinhando, outras com Lanate (veneno), com sal grosso e ainda com 1 veneno próprio para lesmas e caracóis, só assim me vi livre de tanto bicho!
    Se quer matar os bichos sem recorrer a venenos use o sal grosso, que é ainda muito eficaz.
    MFCC

    ResponderEliminar