segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ignorantes ou talvez não

De um inquérito promovido pelo Banco de Portugal parece poder concluir-se que os portugueses são uns perfeitos ignorantes em matéria financeira. Nada mais errado. Podem não saber o que é um spread ou pensar que euribor é uma marca de tabaco. Podem, até, estar nas tintas para tudo isso. Agora que de finanças – e também de economia - sabem eles, lá isso sabem. 
Se não veja-se a quantidade de agências de concessão de crédito, a maioria estrangeiras, que por cá se estabeleceram e a maneira como foram enganadas por muitos dos que recorreram aos seus préstimos. Em beneficio próprio, é verdade, mas também com largas vantagens para a economia nacional. Que o digam os inúmeros solicitadores de execução, que puderam criar assim o seu próprio negócio, e que não têm mãos a medir para recuperar os créditos que os tugas deixaram de pagar. Os cinco, dez ou vinte mil euros com que compraram o leitor de DVD's, o LCD, o carro novo ou pagaram a viagem à Republicana Dominicana são agora descontados dos seus ordenados, em prestações suaves que perdurarão muito para lá da idade da reforma. 
Também não me parece que sejam propriamente uns nabos em assuntos financeiros todos aqueles – não devem ser poucos – que vão conseguindo sobreviver anos a fio à conta dos mais variados subsídios de um Estado que muitos acusam de ser cada vez menos social. Acredito que, com relativamente pouco esforço, não será difícil encontrar quem arranje maneira de, nos anos que medeiam entre deixar de ter abono de família e adquirir o direito à pensão de reforma, se ir orientando com o dinheiro proveniente das finanças públicas fazendo um esforço ainda menor. 
Somos, em suma, um povo de especialistas. Especialmente em falcatruas. Financeiras, quase todas. Por isso, mesmo não sabendo nada de spreads ou euribores, qualquer um podia gerir o BPP, o BPN ou até, quem sabe, ser Primeiro-Ministro.

2 comentários:

  1. Nem mais...e dizes tudo no último parágrafo e junta a CGD e a Segurança Social:)

    ResponderEliminar
  2. Nós Portugueses somos um bando de gente burra,vende-mos o Brasil lá na antiga história e agora estamos cada vez mais endividade,As veses acho que deveriamos ir logo pro Brasil pelo menos els jogam bem o futebol ;/

    ResponderEliminar