terça-feira, 13 de setembro de 2011

A solução final

Por alguma estranha razão o governo entende que deve subsidiar alguns consumidores - os fiscalmente pobres, ao que parece - de electricidade e de gás natural. Tudo por causa do aumento da taxa de IVA a que esses bens de primeira necessidade vão passar a estar sujeitos. Nem vou estar para aqui a explicar porque acho a atribuição deste tipo de subsidio uma patetice. Limito-me a realçar a profunda injustiça e gritante discriminação que continuará a ser cometida relativamente aos consumidores de gás de botija. Esses, ainda que pobres de verdade e não apenas em termos fiscais, continuarão como até aqui a suportar alegremente a taxa máxima de IVA que há muito pagam pelo seu gás engarrafado.
Provavelmente os decisores destas coisas desconhecem que grande parte do país não dispõe de acesso ao gás natural. Desconhecerão igualmente que o gás butano e propano, comercializado em botijas, fica bastante mais caro ao consumidor que o seu congénere natural. Ou, então, são sabedores de tudo isso mas acham que, assim como assim, já estão habituados aos 23% e, portanto, nem vão estranhar. Seja como for trata-se, quanto a mim que como escrevi atrás acho este subsidio um disparate, de uma discriminação intolerável entre portugueses e que dá vontade de mandar esta malta levar na bilha. Ou de lhes dar gás. Ou, melhor ainda, de ir ali a Espanha e poupar dez euros em cada garrafa…

2 comentários:

  1. Está assegurada a lotação dos hoteis algarvios com as novas benesses do governo!

    ResponderEliminar
  2. Este governo é como o anterior: só faz MERDA! No próximo fim de semana vou a Ayamonte buscar umas botijas de gaz e aproveito para atestar a carripana...
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar