segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Insulta-me se puderes"

Na actual ditadura do politicamente correcto em que estamos a viver, tornaram-se banais as acusações de racismo. Por tudo e por nada se é acusado de praticar a discriminação racial, mesmo que em muitas circunstâncias os acusadores – quase sempre as alegadas vitimas – nem entendam muito bem o conceito. Por cá basta ir à loja do Belmiro para ter fortes probabilidades de ouvir guinchar histericamente “aiiiiiiii raciiiiistaaaaa”. O que na opinião deles – coitados – constituirá um gravíssimo insulto para o visado. E nem é preciso grande esforço para ouvir esta suposta ofensa. Basta não sair apressadamente do caminho de um qualquer habitante do resort contiguo ao referido espaço comercial, que por ali ande a colmatar as faltas na despensa.  
Vem isto a propósito das queixas de um jogador de futebol – negro, por sinal - que, segundo o próprio, terá sido alvo de insultos racistas por parte de outro. Branco, pois claro. Alega o primeiro que o segundo lhe terá chamado “preto de merda”. Uma acusação confusa, convenhamos. Pelo menos para mim, que após ler e reler as declarações do queixoso ainda não percebi se ele se sente ofendido com a parte do “preto” ou com a da “merda”. E esta questão das partes não é, para o caso, de somenos importância. Quando alguém chama a outrem “político de merda”, “economista de merda” ou “portista de merda”, o visado sente-se insultado na sua condição de político, economista ou portista? Obviamente que não. O que o incomoda é a merda. No caso em apreço parece que não será assim. O tal jogador sentir-se-á arreliado é com o “preto”. Ele, apesar de ser bastante escuro, lá sabe.

2 comentários:

  1. O que me tem valido és tu...porque no meio desta merda de politicos, plitiquices e politiqueiros cá e lá fora...tens tiradas que me fazem rir!

    Não gosto de futebol e nem vejo e só conheço as trombas de alguns jogadores quando mostram na notícia.

    Mas é um insulto gravissimo e deveria ser estudo para a TROIKA, com uma dedução de 80% nos seus ordenados a favor da minha conta de sumir bancária, porque estamos em Portugal e que eu saiba fala-se português e "preto de merda" fica aonde? se não vejamos:

    Nas duas equipas portuguesas (SALVO SEJA EM QUE A MAIORIA DOS JOGADORES SÃO IMPORTADOS) que agora já não me lembro o nome:

    o Javi Garcia fala tão bem assim o português sendo ele espanhol mas num estilo de "aiiiiiiiii":) ? O Djamal é libio e o Alan (é este o nome né?) é brasileiro e portanto dou-lhes razão porque nenhum desses putos é preto.

    Percebeste?

    Ahh a merda já sabemos onde está e tem várias cores heheheheheheheh

    Não leves a mal...mas hoje estou assim:)

    ResponderEliminar
  2. Bem... já que estamos a falar de português, gostaria de chamar a atenção para um erro crasso que muitos cometem.
    A última expressão usada... é um pleonasmo!!!!
    Desculpa lá a brincadeira... mas não resisti!!
    Um abraço.

    ResponderEliminar