terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os azelhas da comissão de trânsito


Umas quantas sumidades na matéria, reunidas sob a designação de Comissão Municipal de Trânsito, produziram – já lá vão uns anitos – uma proposta de alteração ao trânsito no Bairro da Salsinha, Monte da Razão e Quinta das Oliveiras, aqui em Estremoz, que revolucionou a maneira de circular nas referidas urbanizações. Nada que os moradores reivindicassem, assinale-se, mas que mesmo assim os conceituados especialistas insistiram em produzir. Embora, como é fácil de constatar no terreno, as soluções propostas revelem – já o escrevi inúmeras vezes e voltarei a escrevê-lo outras tantas – completo desconhecimento da zona, desrespeito absoluto pelos moradores e total ausência de preocupações ambientais ou com a poupança de combustível.
Atente-se, a título de exemplo, na imagem acima. Não é difícil perceber - pelo menos para quem conhece o bairro, grupo em que os membro da tal comissão parecem não se incluir - que há moradores a percorrer agora mais quinhentos metros de cada vez que se deslocam de automóvel para fora da sua zona de residência. Tudo porque os cavalheiros que assim decidiram gostam de ruas com sentido único. Ainda que dois veículos se cruzem com a maior facilidade. Se cada residente fizer este percurso duas vezes por dia, não será necessária grande inteligência para calcular o dinheiro gasto ingloriamente por causa da decisão destas mentes iluminadas. Verdadeiros génios da arte de gestão de tráfego, até. Pena que evidenciem uma gritante falta de jeito para o cálculo.

PS - As setas verdes representam a circulação que se fazia antes e as laranja a que se faz depois da implementação do plano engendrado pelos sábios da comissão de trânsito.

4 comentários:

  1. A intenção, assim à primeira vista, até parece ser nobre: criar um circuito ao estilo F1. Não sei é se haverá lugar para as bancadas.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  2. De repente lembrei-me que há uns anos fizeram o mesmo aqui e não deram ouvidos a ninguém.

    Como me levanto cedo e vou sempre comprar o pão o mais longe possível para dar uma volta maior e a pé...eis que dou com uma pilha de sinais e pensei...olha afinal os protestos e baixo-assinado, deram resultado.

    Nada disso, pois é meu amigo, pela calada da noite "arrancaram todos os sinais" e voltou tudo como estava antes, excepto a minha rua que de facto é mais rentável ser de sentido único e não tiraram. Quem foi? nunca se soube:)

    Voltaram a pôr os sinais? Não!

    ResponderEliminar
  3. Agora imagina lá o que vai acontecer quando os chineses entrarem no capital da GALP!!!!

    ResponderEliminar