sexta-feira, 16 de março de 2012

O sol (ainda) não paga impostos


Se, por um lado, este tempo esquisito não me está a dar grande ajuda na horta da crise, por outro vai contribuindo para a eficiência energética cá de casa. Cansado de carregar com botijas de gás - nos meses mais frios eram duas por mês – optei, há coisa de um ano, por colocar um painel solar para aquecimento de água. Recuperar o investimento inicial demora, naturalmente, algum tempo mas, mesmo assim, é uma opção que recomendo. O consumo de gás diminuiu de forma drástica, as minhas costas nunca mais se queixaram e, com este inverno solarengo, quase nem tem sido necessário recorrer à energia eléctrica para aquecer a água do banho matinal. O astro-rei tem-se encarregado de a pôr a escaldar.
No processo de aquisição e instalação do sistema apenas um pormenor me deixou escandalizado. O painel foi fabricado na Austrália. Inacreditável. Somos um país em que o sol brilha a maioria dos dias do ano mas, apesar disso, não aproveitamos a sua energia nem desenvolvemos uma indústria que vise a produção de equipamentos que potenciem o seu aproveitamento e precisamos de importar estas coisas. Afinal, ainda que o sol quando nasce seja para todos, parece que do outro lado do mundo ilumina muito mais. Pelo menos no que diz respeito às ideias, à iniciativa e ao que se faz com elas.

6 comentários:

  1. O Mexia aí não deixa mexer.

    ResponderEliminar
  2. Pois claro...outros interesses se levantam...tal como afirma Marão, mas apesar dos pesares...acho que fizeste bem, porque não há nada que pague a nossa saúde e as costinhas agradecem:)

    ResponderEliminar
  3. Fatyly e Marão

    O meu painel não gera energia eléctrica. Serve apenas para aquecer água. Daí que, para além do iva que paguei na compra, não pague impostos pela sua utilização e, pelo contrário, deixe de pagar pela poupança no gás. Também era o que mais faltava, pagar fosse o que fosse por uma coisa que já paguei a quem ma vendeu e que está em cima do telhado, que por acaso também é meu!!!!

    ResponderEliminar
  4. Acho que há no Alentejo, não sei se perto de Beja, a maior fábrica de paineis solares da Europa...

    ResponderEliminar
  5. No aproveitar é que está o ganho. Lá diz o povinho.

    (enquanto não se lembram de um novo imposto)

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  6. isto dava-me jeito à carteira...

    ResponderEliminar