quinta-feira, 24 de maio de 2012

Agua barata só a da chuva. (E mesmo assim é melhor não dar ideias...)


Também o preço da água vai, dentro de pouco tempo, subir consideravelmente. Era de esperar. Afinal num país onde os salários são escandalosamente elevados, provocando por isso níveis de desemprego surpreendentes, é natural que os bens e serviços essenciais tenham, em conformidade, de ser a atirar para o carote. Se assim não fosse a malta nem sabia onde gastar o dinheiro e, às tantas, ainda ficava mais rica e petulante que um europeu mal-encarado do norte da Europa.
O que o pessoal da massa que anda a tentar governar-nos – ou a tentar governar-se à nossa custa, não sei ao certo – não conhece, é a estirpe dos habitantes cá do rectângulo. Um erro muito comum entre os que ao longo da história se têm dado ao trabalho de invadir um país ou subjugar um povo. Tal como aumentar impostos não significa um aumento da receita fiscal, também não é líquido que o aumento do preço da água corresponda a um acréscimo dos proveitos das empresas – ou autarquias – que a vendem. Ou, por tabela, que aumentem as receitas provenientes das infindáveis taxas que pagamos na factura mensal. Pelo contrário. Se já hoje o número de incumpridores atinge proporções alarmantes, no futuro, caso o preço do precioso líquido dispare para os valores que hoje foram anunciados, a fuga ao pagamento irá generalizar-se.  
Quando os preços aumentam o consumo tende a retrair-se. Foi assim com os combustíveis, com a electricidade e será o mesmo com a água. Depois de passar a andar a pé e de fazer tudo às escuras, vamos ter nos adaptar a novos hábitos que proporcionem uma maior acalmia aos contadores. E nem estou a pensar nesses esquemas manhosos que – alegadamente, está bem de ver - se farão por aí e que envolvem a circulação da água à margem dessas traquitanas usadas para medir a que gastamos. Parece-me é que teremos de tomar apenas um banho por semana, lavar a roupa uma vez por mês e esquecer essa mania de lavar a louça. E mesmo assim com água da fonte.

5 comentários:

  1. Qualquer dia nem a da chuva! Ao ritmo que isto anda até o ar, eles vão taxar... Apetece-me chamar-lhes um nome daqueles mesmo horríveis, enormes e cheios de mete-nojo... Posso?

    ResponderEliminar
  2. Lia

    Aqui pode-se chamar nomes feios a toda a gente. Excluindo, claro, ao autor do blogue. Uma verdadeira democracia, portanto.

    ResponderEliminar
  3. Pois atão este é o melhor sitio pa fazer reclame ó mê berlogue

    tanquedavila.blogs.sapo.pt

    Berlogue fiminino pás melheres deserem mal uma das otras, e pra eu deser mal de quim eu quiser.

    ResponderEliminar
  4. Somos governados por uma cambada de ladrões...e subscrevo o que dizes!

    ResponderEliminar
  5. Uns iluminados, meu caro! Esta gente são uns iluminados. É que não acertam uma...

    ResponderEliminar