terça-feira, 29 de maio de 2012

A invasão das lesmas



Várias pragas assolam o meu quintal. Via aérea são, principalmente, melros e pardais. Bandos deles. Apesar de, quanto aos primeiros, constar que estão em extinção e que gozam de um regime qualquer de protecção que torna criminoso que lhes torcer as goelas, a verdade é que, pelo menos por aqui, são mais que muitos. Cada vez mais espertos, também. Não se deixam enganar, se é que me faço entender. Ao contrário dos pardais, estúpidos por natureza, que de vez em quando vão caindo na esparrela de debicar nos locais mais inapropriados.
Mas nem é da passarada que vem a pior ameaça. Pela calada da noite centenas - milhares, quiçá - de lesmas abandonam os seus esconderijos secretos e devoram tudo o que ameaça crescer no quintal. Nada as parece travar. Mas está declarada a guerra. Foram, até agora, usadas várias abordagens ao inimigo. Contudo as imensas baixas infligidas parecem não ser suficientes para o fazer desmobilizar e, por mais estranho que pareça, o seu número não aparenta diminuir nem as consequências dos seus ataques se afiguram menos relevantes.
Preocupado com esta temática procurei encontrar uma solução que me levasse ao extermínio destes criminosos rastejantes. Não a encontrei mas, em contrapartida, deparei-me com comentários de alguns amiguinhos dos animais dignos de realce. Pelo lado da parvoíce, claro. Vejamos estes exemplos:

“Porque mata-las? Não fazem mal a nós.”

“Ah, elas são tão bunitinhas! Me  lembram muitos bichos do fundo do mar... Por que quer vê-las mortas?”

“Solta um peido perto delas '-' “

“Por acaso as lesmas fazem-me muita impressão, e bastantes estragos nas plantas... Mas sou incapaz de as matar...”

“Será que as pessoas só pensam em matar as lesmas? Procurei em vários sites e a única literatura que se acha é como combater esta praga! Será que é mesmo uma praga ou são os Homo sapiens que estão ocupando o lugar de todos os animais no nosso planeta?”

“MATAR LESMAS E CARACÓIS É MALDADE! Já há estudos que comprovam que eles sentem dor, com aparelhos específicos pode-se até ouvi-los gritar de sofrimento, não vejo razão forte o bastante que justifique essa crueldade! Se elas realmente estão atrapalhando, é melhor retirá-las (sem machucá-las) e colocá-las em outro lugar, MAS JAMAIS MATÁ-LAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! que crueldade!!!!!!!!!!
São animais irracionais, não comem pq querem estragar as plantas, mas sofrem tb!!!!!!!!!!!!!!!! também não acho muitos sites que falem de curiosidades sobre caracois e lesmas, a maioria fala de receitas de escargots e métodos para matar esses bichinhos lentos, inocentes e irracionais. COMO PODEM SER TÃO MAUS? MINHA FELICIDADE É SABER QUE UM DIA A VIDA DESSAS PESSOAS TERÁ SUA "RECOMPENSA" POR TEREM UM CORAÇÃO TÃO MALDOSO!”

1 comentário:

  1. SE quem comentou dessa forma tivesse agricultura e vivesse dela, eu queria ver se eram tão defensores das lesmas e caracóis.

    Já vi aqui dois STOPs às lesmas e caracóis, claro que perguntei qual a finalidade:

    Isto só funciona em hortas pequenas, porque nas grandes há insecticidas próprios, mas este vizinho não usa porque tem os netos. Ora o que é que ele fez com uma dose trabalho e paciência:

    nos carreiros das couves, alfaces e feijão verde etc., enterrou junto de cada pé, latas de atum, sardinha, até de salsichas, de bebidas (retirou a tampa) e ficaram ao nível da terra. Em todas meteu um bocado de sal e um bocado de cerveja. Eu nem queria acreditar o que ele tira todos os dias de lesmas e caracóis. Volta a colocar só ao entardecer, mas quando chove...acho que ele não as põe porque não aparecem!
    Ele pediu em dois cafés, que lhe deitassem para um garrafão o resto das cervejolas, o que o dono despeja antes de pôr o vasilhame no lixo. Resto a resto, lá leva bastante.

    Tem um pessegueiro, uma cerejeira e acho que é uma laranjeira e os caracóis são danados, ele pendurou no tronco e perto do chão uma garrafa de plástico e o resultado é o mesmo.

    Caso possas compra lesmicida que dá também para os caracóis...mas há que ter cuidados redobrados.

    ResponderEliminar