segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Presos às dividas



Lamentava-se, aqui há atrasado, um dirigente de uma associação representativa dos profissionais das forças de segurança da situação, dramática segundo ele, que estaria a ser vivida por alguns dos seus associados e que, alegadamente, colocaria em causa o seu bom desempenho profissional. Dita assim a coisa podia, de facto, ser preocupante. Temos de concordar que, na maioria das circunstâncias, quando as forças policiais intervêm, o caso, já de si, será um drama. Se a isso acrescer uma história dramática que influencie o comportamento do agente, então, o caldo pode mesmo entornar-se.
Mas não. O assunto tão dramatizado pelo tal dirigente não merece especial relevância. Trata-se afinal da dificuldade que alguns polícias e militares da GNR estarão a sentir para pagar as prestações dos créditos que contraíram. Em certos casos, acrescentava o cavalheiro, noventa por cento do vencimento estaria já comprometido e que o restante não dava, sequer, para assegurar as despesas de alimentação.
É verdade que ser autuado por um agente esfomeado não é das coisas que mais me tranquiliza. Não me parece é que o assunto assuma o dramatismo que se lhe pretende colocar em cima. As forças de segurança são, esmagadoramente, compostas por gente competente e que sabe separar de forma conveniente o trabalho dos assuntos particulares. Não irão por isso ter agora um comportamento diferente de quando, com dinheiro emprestado, iam de férias para destinos exóticos, compravam todo o tipo de novidade tecnológica, trocavam de carro todos os anos ou compraram uma casa toda artilhada e com o dobro do tamanho do que necessitavam para albergar o agregado familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário