quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ainda a lamúria do iva da restauração


Não se calam. Insistem na idiotice. Até ao aborrecimento, digo eu. Haja alguém que explique ao pessoal da restauração que não são eles que pagam o IVA. Seja o imposto à taxa mínima ou máxima quem paga é sempre o cliente. Esta insistência é bem elucidativa do que estes gajos percebem de impostos. Deve ser de não os pagarem.
Atribuir a culpa do negócio estar a dar para o torto ao IVA aplicado à restauração é, também, um bocado a atirar para o parvo. Muitos restaurantes estão às moscas pelos altos preços praticados, pela deficiente qualidade ou porque, como dizia e com razão um deputado qualquer, pelo excesso de oferta.
A mudança de comportamento do lado da procura é outro factor a ter em conta. E, aí, não será apenas a falta de dinheiro dos portugueses a principal razão. Se assim fosse as zonas de restauração dos grandes centros comerciais não estavam, às vezes muito para além das horas normais das refeições, completamente lotadas.
Depois há os que não saem de casa sem o farnel da ordem. A merenda, vá. Aqueles que, como forma de solidariedade para com os gajos da restauração, já nem põem os pés – nem o resto - nos restaurantes. Só para não lhes arranjar mais despesa com o IVA.

1 comentário:

  1. Muito bem, assino por baixo.
    Só por manifesta má fé essa gente pode reclamar seja o que for. Não me venham dizer que passam factura de todos os almoços que o pessoal não é parvo...

    ResponderEliminar