sábado, 29 de dezembro de 2012

Madres desnudas

Ainda não há muito tempo - talvez no inicio do actual ano lectivo – quando se colocou a questão de em determinados municípios não existirem fundos disponíveis para assegurar o transporte das crianças para as escolas, uma estudiosa destas matérias sugeriu que, em alternativa, fosse oferecida uma bicicleta a cada aluno. Com a inegável vantagem, argumentou, que assim iam fazendo exercício pelo caminho. A coisa não provocou grande alarido e a declaração, perdida na espuma dos dias, ficou por ali sem que ninguém lhe tivesse prestado grande atenção. Mas, convenhamos, não estava mal pensado. Os recursos são escassos e essa modernice de andar a levar meninos de pópó até à escola devia ser repensada. Pelo menos na parte em que é tudo de graça.
Em Espanha, que por sinal até nem precisou de chamar nenhuma troika, os cortes neste sector são já uma realidade. Daí que um grupo de mães se tenha despido de preconceitos - e de alguma roupa, também - para posaram semi-desnudadas com o objectivo de angariar as receitas que permitam as seus filhos continuar a beneficiar de transporte. Parece que em causa estarão cerca de quarenta e três mil euros, que as entidades responsáveis lá do sitio dizem não ter.
É pouco dignificante, argumentarão alguns. Pois será. Mas não é ilegal. Completamente fora da lei e a incorrer em responsabilidade criminal estarão sim muitos autarcas e dirigentes municipais para garantir que os nossos meninos continuem a ir à escolinha transportados à custa do erário público. São formas diferentes de ver a crise. É a vida. Ou o contrário, sei lá. 

3 comentários:

  1. Poder-se-á aplicar aqui, ainda que com algumas 'nuances', a máxima: 'tudo diferente tudo igual'?

    ResponderEliminar
  2. tb vi a notícia. neste caso os fins justificam os meios. :) independentemente de ser o meio certo, claro.

    ResponderEliminar
  3. Não critico mas eu faria outras coisas!

    ResponderEliminar