domingo, 20 de janeiro de 2013

A ideia é uma boa ideia


Quando um dia for feito o ranking dos piores políticos pós 25A Luís Filipe Menezes terá nele um lugar de destaque. Na categoria de pior líder do PSD arrebatará o primeiro lugar, sem dificuldade a grande distância da concorrência e na de pior autarca não andará, também, muito longe dos primeiros lugares. É precisamente este conjunto de atributos que o tem feito vencer sucessivas eleições autárquicas e que, provavelmente, o tornará o próximo Presidente da Câmara do Porto.
Surpreendentemente, para a campanha que se avizinha, o homem apresentou uma ideia que, de tão boa e sensata que é, o poderá levar a perder as eleições. Unir, numa só cidade, Porto e Gaia. Coisa que faz todo o sentido, que fará poupar larguíssimos milhões de euros, mas que a julgar pelo folclore que se tem visto em torno das freguesias não reunirá consensos. O debate está centrado na junção de pequenas autarquias dispersas e a união de municípios populosos com sedes quase contíguas não está nos horizontes de praticamente ninguém. Luís Filipe Menezes constitui uma excepção e tem, do meu ponto de vista, toda a razão no que propõe.
Apesar dos condicionalismos legais em vigor – recorde-se que os titulares de cargos políticos já podem ser responsabilizados civil, financeira e criminalmente pelas suas decisões – as próximas autárquicas deverão ter um número recorde de candidatos a presidente de câmara. Não sei o que move esta gente para, assim, colocar em risco o seu património, bom nome e, em último caso, até a sua liberdade. Para além de um grande amor às suas terras e uma enorme ânsia de contribuir para o bem-estar das populações e desenvolvimento dos seus concelhos, claro está. Talvez, mas isso eu a especular, um enorme sentimento de impunidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário