segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Festanças


A comunicação social nacional deu hoje ampla cobertura noticiosa à acusação do ministério público contra o ex-presidente socialista da Câmara do Alandroal. Segundo a acusação o autarca, conhecido pela sugestiva alcunha de João Festança, ter-se-á dedicado a actividades menos próprias – pecaminosas, digamos - no âmbito de diversas viagens que terá efectuado durante o exercício do cargo. Tudo isto alegadamente, claro.
De resto, a confirmarem-se as acusações porque até ver o homem é inocente, seria interessante saber se a sua actuação trouxe ou não benefícios para o concelho que então representava. Ainda que de uma forma pouco ortodoxa ele terá feito chegar o nome do Alandroal aos lugares mais improváveis. Onde o mais certo é nunca antes ninguém ter ouvido falar dessa localidade. E o conhecimento, como sabemos, não tem preço. Paga-se, é verdade, mas isso é outra história que, por norma, quem vem atrás é que tem de contar.
Embora episódios desta natureza, a confirmarem-se, não constituam regra nas autarquias nacionais a verdade é que a sua ocorrência apanha pouca gente de surpresa. Somos um povo de desconfiados complacentes. Quase sempre, perante passeatas ou outras iniciativas mais dadas à especulação quanto aos seus motivos, verifica-se uma enorme tolerância da parte dos eleitores relativamente a estas práticas. Daí que não surpreenda se nas próximas eleições, a que será candidato, o senhor em causa volte a ocupar a cadeira do poder.  O eleitorado, mais do que as traquinices dos seus autarcas, zanga-se é com os injustificados privilégios de que desfrutam os malandros dos funcionários públicos.

P.S - Como isto anda tudo ligado, recomendo vivamente a leitura dos dois posts anteriores…

1 comentário: