terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quem foi ao mar... perdeu o lugar!


Tal como muitas outras localidades também Évora foi afectada pelo mau tempo que recentemente se fez sentir. Entre as vítimas do temporal está a estátua do navegador Vasco da Gama, abalroada e atirada ao chão por uma árvore de grande porte que não aguentou a forte ventania.
Provavelmente incomodado com a demora no regresso do herói dos descobrimentos ao seu pedestal, um munícipe mais impaciente tratou de arranjar um substituto. O Vasco. Um canito de louça que esta manhã ocupava o lugar do celebre marujo. Podia, digo eu que não sou de intrigas, ter colocado ali um Obama. Cão de água português, para quem não perceba a tentativa de piadola, Sempre estava mais de acordo com a temática que o monumento pretende homenagear. 

2 comentários:

  1. ehehe canito de louça é muito mau.

    Costumo dizer que Évora é onde quero um dia acabar. O que quer que isto queira dizer. Espero que o dia esteja longe, mas por outro lado não me importaria que fosse já amanhã, porque me mudaria de armas e bagagens para Évora, sem sequer olhar para trás.

    Conheço a cidade muito bem. Cada rua, ruela, canto e recanto. Apaixonei-me por Évora por causa de um amor alentejano. Sempre que lá vou passo pelo restaurante Café Alentejo. É um dos meus preferidos, só e porque, entrei lá por acaso para jantar, e de repente entra alguém na sala com uma guitarra, e começou a cantar fado. Foi uma noite inesquecível. Guardo-a na minha memória como se de um verdadeiro tesouro se tratasse.

    E gosto da Praça do Giraldo nas noites de verão, quando montam a passarela e desfilam modelos. Dá um brilho à cidade e o comércio agradece. Lembro-me dos actores de pantomima que me seguiram por Évora num festival de verão. Eram uns seis ou sete atrás, a imitar cada gesto meu. O engraçado que foi. A simpatia dos actores e o meu embaraço. Provavelmente deveu-se ao facto de nessa noite usar uma saia mais curta.

    Agora, bom seria "pegar" numa daquelas casas quase ao abandono e reconstruir. Mudar definitivamente para Évora. Esse é o meu projecto de vida.

    ResponderEliminar
  2. Gargalhadas...eu punha um post de um ministro que eu cá sei.

    ResponderEliminar