domingo, 26 de maio de 2013

O Benfica é como o ordenado...


Com esta mania do politicamente correcto quase não se pode, hoje em dia, contar uma anedota, dizer uma piada ou mandar umas larachas sem correr o risco de ofender meio mundo. Nem, pior, de no retorno ser valentemente ofendido, ameaçado ou – o mal menor - alvo da promessa de apresentação de queixa na justiça. A menos que a anedota, a piadola ou o dichote tenha como protagonista um alentejano. Aí a coisa passa a ser encarada como obra do mais fino recorte e o seu autor considerado possuidor de um refinado sentido de humor.
Livre-se alguém de se meter com paneleiros ou fufas. É, de imediato, considerado homofóbico. Seja lá o que for que isso signifique. Com pretos ou ciganos nem pensar. Será logo apelidado de racista. Piadas sobre religião, excepto se for para implicar com padres e freiras, é melhor pensar duas vezes e olhar outras tantas para o lado não vá alguém rebentar com o candidato a piadista. Ou, se sobreviver, não se escapa da acusação de fomentar o ódio religioso. Restam as piadolas sobre futebol. Mas, também nesse campo, é melhor não ir por aí. Despertam uma ira cega e irracional no adepto adversário, pouco compatível com o comportamento de uma pessoa civilizada.
Toda esta gente é incapaz de ter a mesma reacção dos alentejanos perante as anedotas que a toda a hora têm de aturar. Somos, como poucos, capazes de nos rirmos de nós próprios. Isto quando as piadas envolvem apenas a nossa condição de nascidos no Alentejo, porque no resto somos iguais aos outros. É lamentável que seja sobre politica, religião, futebol ou outra coisa qualquer não consigamos todos reagir com o mesmo distanciamento e sentido de humor.
Termino com uma piada do Pinto da Costa. Um individuo que eu, enquanto benfiquista ferrenho, não suporto. Contudo, por mais que as suas indirectas me custem a engolir, a verdade é que o homem às vezes tem piada. A última do gajo é genial. Diz ele que “o Benfica é como o ordenado. Vai-se tudo nos descontos.” Brilhante. Mesmo vindo de onde vem. Mas que, aposto, já deve ter indignado muitos milhões de benfiquistas.

PS - O Benfica perdeu mais um troféu. Mas hoje o problema não foram os descontos. Foi a sobretaxa.

4 comentários:

  1. KK
    Independentemente dos seus considerandos, mais ou menos discutíveis mas a respeitar, a frase que nos faz sorrir tem todo o sentido.

    Abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. kruzes kruzes

    Segui o conselho, ms este caco velho não aceita ou eu não sei montar, montar...no é bem a palavra correcta mas enfim...
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. Não sou benfiquista e futebol zero...mas que o gajo teve imensa piada lá isso teve:)

    ResponderEliminar
  4. Na verdade, tb acho que se ofendem por tudo e por nada... :) Tb sou benfiquista e tolero bem:) E a minha mãe é alentejana e adoro o Alentejo:) Concordo, KK - falta sentido de humor. Embora dependa do local do momento, do tom, e da responsabilidade (pública) que se tem.

    ResponderEliminar