quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os javardolas do poleiro podiam, de vez em quando, ser sérios.


Em nome da alegada sustentabilidade do sistema, anuncia-se mais um ataque ao vencimento dos funcionários públicos e às pensões dos reformados da função pública. Um novo aumento do desconto de trabalhadores e aposentados para a ADSE. Só, e apenas, porque o governo sabe que com esta medida arrecada mais uns cobres enquanto, demagogicamente, vai mantendo vivo, entre a população, o sentimento de aversão a quem trabalha para o Estado. Isso e o espírito de vingança que está presente nas mentes tacanhas daquela gente, ainda com o acórdão do Constitucional por digerir.
Obviamente que não está em causa a viabilidade da ADSE. Como está amplamente demonstrado, este é um sub-sistema que permite ao Estado gastar muitíssimo menos com a saúde dos seus beneficiários do que gastaria se estes optassem pelo SNS. Mas, mesmo admitindo que aquele organismo tenha problemas de viabilidade financeira sem este aumento da contribuição de quem dele beneficia, então o governo que deite mão de outros recursos. Nomeadamente cobrar aquilo que os municípios devem a esta entidade. A titulo de exemplo, só para se ter a noção da dimensão do regabofe que por aí vai, uma Câmara alentejana deverá à ADSE – a acreditar na informação publicada no respectivo site - cerca de um milhão e quatrocentos mil euros. Que o governo, diga-se, não recupera porque não quer. Prefere ir aos bolsos dos do costume. Mas é disto que o povo gosta!

3 comentários:

  1. peergunto, a que câmara se refere?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo

    Prefiro não entrar em mais detalhes, mas a informação está disponível no site da própria autarquia numa nota informativa da mesma acerca da aprovação das respectivas contas.

    ResponderEliminar
  3. Ora se é o próprio site da autarquia que o publica, qual é o problema de tal, ser dito no seu blog?
    Preconceito, medo?
    O sr. que diz tanta coisa e opina sobre essas coisas com tanto à vontade tem medo de dizer o que já foi dito.

    ResponderEliminar