terça-feira, 1 de outubro de 2013

Autárquicas 2013 - O balanço impossível.

Discordo da generalidade dos balanços que, nas rádios e televisões, têm vindo a ser feitos das últimas autárquicas. Até porque se foram trezentas e oito eleições, teriam de ser fazer outros tantos balanços. E consolidar todas essas contas de certeza não dá grande resultado. Pode, quando muito, dizer-se umas quantas generalidades. Assim tipo, ah e tal o PS ganhou porque teve mais votos e venceu em mais Câmaras. Pois sim. Vão dizer isso aos socialistas de Braga, Guarda ou Évora que eles vão ficar entusiasmados com a estrondosa vitória que insistem em proclamar. O mesmo para os comunistas de Niza, Crato ou Vendas Novas que, certamente, erguerão felizes as suas vozes perante a tão propalada vitória da CDU.
Pretender tirar conclusões nacionais em resultado de um conjunto de eleições locais não me parece, portanto, boa ideia. Em cada terra os eleitores fizeram as suas escolhas em função da simpatia - ou falta dela – que nutriam por cada candidato e o resto é conversa de pateta. Ou do Seguro. O que, basicamente, é a mesma coisa.
A entender-se o resultado das eleições como um cartão amarelo – ou vermelho, depende das interpretações mais ou menos fundamentalistas – que os eleitores mostraram ao governo, então como qualificar as intenções do eleitorado dos concelhos que deram a vitória a movimentos de cidadãos? Será que, para não ir mais longe, alguém acredita que a intenção dos 5.590 cidadãos dos concelhos de Estremoz e Borba que elegeram Presidentes independentes, em detrimento dos candidatos do PSD, o que queriam mesmo era penalizar o governo?! Se alguém achar que sim o melhor é ir ao médico! 

2 comentários:

  1. Sinceramente comecei a ouvir os resultados e adormeci. Como sempre no dia seguinte e até hoje, cada um canta vitória e comenta-se, comenta-se e já não tenho pachorra, mas de uma coisa eu tenho a certeza PPC como lider do PSD (consigo distanciar do que governa) de facto fez péssimas escolhas, mas péssimas e já era esperado, porque este "J" que disse "que se lixem as eleições" agora quem se lixou foi ele e a somar a tudo isto, com os discursos patéticos que mudaram radicalmente na última semana foi para quê e para quem?!

    Agora quero é que TODOS tirem a "PORCARIA" que andaram a semear por todo o lado.

    Como sempre mais dezasseis milhões tão mal empregues! APRE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo. O Parvus Coelho fez péssimas escolhas. Daquelas que até parece que é de propósito para perder. Quem acertou em cheio foi a CDU, nomeadamente a nível dos dinossauros e salta pocinhas. Ganharam todos. Já os dos outros...foi o que se viu!

      Eliminar