quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Queria ser optimista mas o meu país não deixou

Somos um país de gente louca, que não se governa, não se deixa governar e que faz o que pode para impedir aqueles que – mal ou bem – tentam gerir esta piolheira consigam fazer algo a que se possa chamar governação. Todos os dias temos exemplos disso. Ontem tivemos mais dois.
Um deputado usa da palavra durante cinquenta e nove minutos consecutivos. Pouco depois tenta repetir a brincadeira e quando, volvidos mais quinze minutos de discursata, lhe é retirada a palavra, o homem e todos os restantes camaradas socialistas abandonam a reunião. Não o deixam falar, argumenta. E é gente desta que se afirma como alternativa de poder. Gente que fala, fala, não faz nada e fica chateada por os outros não têm paciências para ouvir as suas parvoíces.
Foi igualmente pessoal desta qualidade que tratou de impedir a venda de uns quantos quadros. Verdade que a receita obtida não seria nada de por aí além, quando comparada com a imensidão do buraco que se tenta tapar. Mas, ainda assim, não se afigura justo pôr os portugueses todos a pagar as suas maluquices. Para essa malta o dinheiro pouco importa. Para eles outros valores alegadamente mais altos se levantam. O pior é que não há dinheiro para os pagar. Coisa pouco relevante para quem tem a mania de viver das aparências. 
O meu optimismo ficou, há muito, lá atrás. Comportamentos como os descritos anteriormente já pouco – nada, a bem dizer – me surpreendem. São o retrato fiel do país e de um povo irresponsável, que premeia os alarves, os incapazes, aprecia quem não é de boas contas e que não quer mudar este estado de coisas. Excepto, claro, se a mudança for no sentido de lixar o vizinho. 

1 comentário: