sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Quantas caixas de robalos serão precisas para entrar num lar de idosos?

Se bem entendi o que foi dito numa reportagem acabada de emitir num canal televisivo, uma senhora terá doado uma avultada quantia em dinheiro e um apartamento para, alegadamente, ser admitida num lar de idosos. Gerido, ao que me pareceu perceber, por uma instituição religiosa. Dádiva essa que, ao que a idosa ouvida durante a peça jornalística garantia, não a isentava de pagar a mensalidade correspondente à sua estadia no dito lar. Oitocentos euros, ao que dizia.
Esta, diz-se, parece ser uma prática corrente. Soa-se – ao certo nunca ninguém sabe nada – que quem pretende entrar para um estabelecimento desta natureza terá - em muitas circunstâncias, porque isto dependerá sempre da instituição e, principalmente, de quem a governa – de fazer uma doação. Em dinheiro ou em espécie. Caso em que o doador terá vaga assegurada, ultrapassando essa coisa da imensa lista de espera sempre enfaticamente referida a quem não tem posses ou não está na disposição de alinhar nesses esquemas.
A ser verdade este tipo de actuação, tratar-se-á de corrupção da mais descarada. Não constituirá crime, por não envolver agente ou funcionário público, mas que se tratará de uma actuação vergonhosa disso não tenho dúvidas. Isto, claro, a ser verdade tudo o que se diz mas que, a existir, ninguém tem coragem de denunciar.

8 comentários:

  1. Não vi a reportagem mas o que há mais por aí são "esses negócios manhosos" e infelizmente são precisos mais lares, mas onde?, como? daí as pessoas aceitarem tudo. O mal está no seguinte: não existem vagas em lares "legalizados" e quando ocorre um desastre ou maus tratos num outro qualquer, as vagas aparecem logo...como? quando? e porquê? é preciso haver "toda a falta de respeito para quem é velho e dependente"?

    Há muita coisa errada em que quem governa continua a "fechar os olhos" e a Igreja nisso...nem me fales...porque até as Misericórdias é uma venha a nós o vosso reino.

    É triste ter de viver à custa dos filhos, muito, mas muito e quem recorre a um lar...pois é o que sabes!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os entraves legais à construção deste tipo de equipamentos são mais que muitos. Até parece que não há interesse que se construam...

      Por outro lado constroem-se escolas em localidades onde quase não existem crianças...quando, se em vez disso, se construíssem lares criava-se emprego. Opções!

      Eliminar
    2. Ora aí está amigo, porque não reactualizar os edifícios das escolas que fecharam?

      Uma coisa que escapa a muitos mas que já me dei ao trabalho de durante uns meses largos de ver: a maioria dos serviços públicos estão em que edifícios? A maioria em arrendados. Pois é amigo a Nova Lei do arrendamento tão mal feita e num período tão conturbado (já te disse que nunca fui contra o aumento mas não desta forma cujas avaliações são um autêntico desastre, enfim...) pensavam eles que escapavam? Falo da Loja do Cidadão dos Restauradores em Lisboa, fechou, aqui havia "O Apoio ao Munícipe", fechou, e mais uns quantos seguirão os mesmo caminho.

      E os campos da bola do Euro 2004 que estão em totalmente abandonados, não poderiam e aqui meto as Igrejas ou religiões não poderiam fazer lares????

      Opções...dizes bem, mas que me tiram do sério!!!

      Eliminar
    3. Fazer lares de idosos não constitui prioridade para os decisores porque têm dinheiro para pagar mil e quinhentos euros por mês - sem precisar de donativos - por um lugar num lar privado. E depois, também, pode não dar jeito
      não vá o mercado ficar saturado, os preços começarem a baixar e, de repente, deixar de ser preciso pagar uma luvas para entrar...

      Eliminar
  2. Kanhotamigo

    O "culpado" de eu ter vindo aqui é o Coimbramigo que de Macau acolhe umas quantas baboseiras que lhe envio com alguma regularidade. Se quiseres saber mais de mim, na minha Travessa está lá tudo escarrapachado. Ou quase...

    Ao chegar vejo de imediato este texto que faz aflição a muito boa gente deste desgraçado país que tem este desgraçado (des)Governo e em Belém tem o sôr Silva das vacas... Lares de terceira idade, cunhas e corrupção, mais a igreja e as autoridades centrais e locais, como diz o Estebes da telebison são tudo ao molho e fé em Deus... Uma salgalhada que ninguém denuncia (ou poucos o fazem) porque não sabem nada ou não querem saber...

    Eu sou jornalista reformado (ainda que um jornalista nunca se reforma) e dizem que também sou escritor e denunciei por várias (muitas?) vezes esse quiproquo. Mas foram palavras atiradas ao vento, apesar de escritas (verba volant scripta manent) e também ditas na rádio e na TV.

    Portugal precisa de mudar de mentalidade e para isso conto com a juventude, que não é tão má quanto a pintam. De resto na antiga Atenas já o Sócrates (deles dizia a mesma coisa).A minha geração (faço 73 no dia 20 deste mês) foi privilegiada. viu a alunagem com o primeiro homem que pôs o pé no nosso satélite, viu (e viveu )o 25 de Abril, data memorável, viu a defesa da Liberdade e da Democracia, viu Mandela libertado, viu a boa gente que tivemos e temos,desde o Saramago até ao Cristiano Ronaldo, da Paula Rego até ao casal Damásio e ao Siza Vieira, (para só falar dos vivos...) mas também viu crescer desmesuradamente a corrupção e a troca dos mais diversos interesses.

    Mas este nosso país um dia vai ter lares de idosos sem empenhamentos, vai ter os corruptos nas cadeias (que é onde eles devem estar) vai ver carregados de penas máximas os grandes que fazem desvios - quando os dos pequenos são roubos e crimes., vai... Que o Thomas Morus não me processe por plagiar a Utopia...

    Diz-se que a esperança é a última a morrer; mas esperar sentado e demasiado também é morrer.

    Abç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente neste país quem denuncia situações de corrupção ou de má gestão é que fica mal-visto. É o bufo, o parvo, o chato e, por norma, acaba a ter problemas. Enquanto isso o corrupto, o incapaz, o patifório, vai fazendo pela vida e sendo admirado pela generalidade da populaça. Daí que tenhamos chegado onde chegámos e de onde dificilmente sairemos.

      Eliminar
  3. ADENDA

    Já te sigo, já comentei e vou integrar-te nos meus BLOGUES MAIS FIXES lá na Travessa.

    + abç

    ResponderEliminar
  4. Interessante será a leitura dos regulamentos internos destes lares, lares que supostamente não preconizam o lucro e também os guiões técnicos da segurança social, entidade que tutela estes apoios sociais. Após estas animadas leituras se contactarem algumas instituições terão vontade de nunca necessitar dos seus serviços.

    ResponderEliminar